No dia 08 de fevereiro de 2011, iniciou-se o Estágio Supervisionado III em Pediatria, pelos alunos de fisioterapia do 9º período, tendo como preceptora Emiliana Elias Camboim, nos horários de 07:00h às 11:00h de segunda à quinta-feira. Sendo este realizado no Hospital Infantil Júlio Bandeira e nas escolas Costa e Silva e CAIC da cidade de Cajazeiras – PB, nos quais foram realizados tratamentos fisioterapêuticos de acordo com a necessidade de cada criança.
A fisioterapia nos traz várias áreas de atuação e opções de tratamentos. Uma dessas áreas bastante interessante é a pediatria. Onde a Fisioterapia Pediátrica constitui-se da utilização de técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterápicos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança a uma maior integração com sua família e a sociedade. Tratando assim, as alterações do crescimento e desenvolvimento apresentados pela criança. Diante disso, o quanto antes o atendimento, melhor sua eficiência e maior será o grau de independência do menor.
No Hospital Infantil, os atendimentos eram feitos de forma individual, porém quando haviam poucas crianças eram feitos atendimentos coletivos, ressaltando a supervisão da preceptora para com os alunos.
Nas escolas Costa e Silva e CAIC o atendimento para este primeiro grupo foi bastante restrito, por motivos alheio a nossa vontade, fomos prejudicados neste campo de estágio. Não tivemos atendimento propriamente dito, mais tivemos a oportunidade de discutir vários artigos voltados para os temas de patologias envolvidos, por exemplo a inclusão da fisioterapia nas escolas com educação inclusiva. Também tivemos a oportunidade de acompanhar um evento importante sobre educação inclusiva, com palestras interessantes, promovidos pela prefeitura de Cajazeiras.
Dentre as atividades extra do estágio, podemos citar as datas comemorativas, como o carnaval infantil, que ocorreu no Hospital Infantil, com as crianças internas as do pré atendimento, com distribuição de balões, máscaras e muita música, com alunos caracterizados com a ocasião, fazendo de uma manhã comum em um dia cheio de surpresas e alegrias nos rostinhos que convalesciam naquele momento.
Reflexão: "Fisioterapia é mais que técnica...é amor...dedicação...é acreditar no impossível!!!"(LUIZ MARTINS).
Obrigado a todos!
Acadêmicos: Joyce Marília, Daniele Bezerra, Rafaela Lins, Juvêncio César, Anderson Rolim e Kamilla Zenóbya.
Nenhum comentário:
Postar um comentário